sábado, 21 de janeiro de 2012

O que é um convite de formatura?

O convite de formatura é uma espécie de “documento” oficial do evento de colação de grau, do baile e todas as formalidades inerentes.
Através dele a família materializa a conquista e divide esta alegria com os entes queridos, familiares e amigos. Todo o sacrifício pessoal e financeiro durante a faculdade, também está simbolizado no Convite de Formatura.
Por isso a caligrafia é algo indispensável para tornar o seu convite algo completamente diferente do que já viu antes.



Caligrafar é um artesanato, onde paciência e atenção aos detalhes definem a valorização do individual e do carinho pela pessoa manifestando-se na escrita a realização desse momento.


Para quem dar o Convite de Formatura ?

  1. Você (para sua lembraça e também para seu Network futuro).
  2. Pais
  3. Avós Paternos
  4. Avós Maternos
  5. Padrinho
  6. Madrinha
  7. Tios – depende da família
  8. Parentes mais distantes
  9. Amigos dos pais – Embora a formatura seja sua, seus pais estão orgulhosos e desejam dividir esta alegria com todas as pessoas queridas em sua volta.
  10. Amigos
  11. Namorado (a)
  12. Círculo Comercial/Profisisonal
  13. Retribuindo convite recebido – Não necessariamente quem recebe o convite comparece à colação, festa, jantar. Você está sim dividindo a alegria da conquista, e normalmente há o convite especifico para cada evento, logo o número de convites independe do espaço da colação, do baile, etc.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pergaminhos

     Era o material preferido pelos papas desde a antiguidade. Seu uso começou a ser difundido com a proibição do rei de Pergamus em exportar o papiro para outros lugares. Esse regente clamava o uso exclusivo do papiro, em seu território. Com especial tratamento dado à pele, o pergaminho podia receber impressão dos dois lados. Na época de Carlos Magno, floresceu o uso do pergaminho recebendo ele, nesta época, cores como o violeta. Seu uso popular estendeu-se até a Renascença.

      Eram feitos em pele de animais e sua fabricação era muito elaborada e sofisticada. Até hoje o pergaminho é usado em importantes e clássicos documentos, como os diplomas das principais universidade do mundo. Seu nome é originário da cidade de Pergamus (cidade da Ásia Menor). Como o pergaminho sempre foi um papel muito caro, muitas vezes os textos eram raspados e o pergaminho era reutilizado para outras inscrições. Assim, documentos e códigos foram perdidos, para o registro histórico de nossa civilização.

  
Muitos dos livros bíblicos que são atualmente publicados em modernas imprensas ou por meios digitais, foram escritos inicialmente em rolos de papiro. Obviamente, a grande maioria desses originais se perdeu, e tem-se apenas cópias de cópias.

Papiros (árvore que nasce somente à beira do rio Nilo, no Egito e na Silícia, na Itália). Foi usado desde a época da 5ª Dinastia dos Faraós, no Egito e muito popular no período de 2108 a 1689 a.C.
O papiro era feito através das tiras dessas árvores cortadas, molhadas com água pura e dispostas transversalmente uma nas outras, para formarem folhas. Após a secagem, eram enroladas e vendidas. No museu de Paris, O Louvre, podemos encontrar um papiro datado de 2.000 a.C., da 5ª Dinastia do Egito. Segue abaixo:

O papiro de Turim, fragmento de um antigo mapa egípico. Os papiros são os documentos mais antigos e as mais importantes provas da antiguidade e originalidade de um texto.
 Site Oficial do Louvre: http://www.louvre.fr